Pesquisar este blog

Bem-vindes a Marginália 3

Quadrinhos, música brasileira e outras coisas a mais. É somente requentar e usar! Made in Brasil

Nazi tomando fumo! X-Men #161 Chris Claremont e Dave Cockrun


"Fascistas, racistas, anti-imigrantes. SIGAM SEU LÍDER"

Primeiro, uma rápida explicação: Estou meio doente desde do começo da semana, por isso não estava postando no blog, ainda estou com bastante dor de cabeça, apenas movimentando essa joça aqui.

Essa postagem é complementar da postagem sobre o professor Xavier vs Magneto que fiz lá no começo do blog. Então recomendo ler. (leia por favor)

Contém spoilers, mas a história é mais um spinoff do que outra coisa

Lançanda em 1982 X-Men #161 pelo de nome de "Corrida pelo ouro" (Golden Rush) é a primeira edição da saga ninhada, uma importante saga para o mundo dos mutunas. Ela conta a origem do Magneto e do Professor Xavier, como é comumente mostrado, eles já trabalharam juntos em uma fase da vida. É um verdadeiro naziexploitation, o que não é problema, sempre bom ver esses sacanas da "Hydra" levando um couro. (Talvez não seja canônico, quadrinhos é uma bagunça né.)

O professor X está em estado catatônico em um leito de hospital, com isso se lembra de memórias do passado, voltando 20 anos antes para Israel, na cidade de Haifa, onde ajuda Daniel Shormon, psiquiatra que trabalha ajudando vítimas do holocausto na cidade Israelense, lá, também trabalha como voluntário um humilde senhorzinho chamado Magnus... Vocês-sabem-quem

primeiro encontro entre Charles e Magneto

Charles é chamado para ajudar uma pobre moça sobrevivente do holocausto que vive em uma espécime de estado pós traumático, também em estado catatônico (eu acho que o Chris Claremont só conhecia essa condição mental), ao adentrar em sua mente, termos uma das sequências mais sombrias dos quadrinhos, inferindo que Gabrielle possa ter sido vítima de violência sexual ao invés de ir para a câmara de gás

quadrinhos sobre o holocausto são muito bem produzidos.

 Já adianto que no decorrer da história Gabrielle é meio utilizada daquele velho recurso "princesa indefesa" para a história andar, mas ok. Se tratando de uma pessoa civil, é razoável (tendo em mente o que a Bárbara Gordon sofreu em Piada Mortal e a Alexandra Dewitt em Laterna Verde #54 (1994) a famosa famosa "Mulher na Geladeira")  e bem assim acontece. Bam! Gabrielle é capturada pela  Hydra, uma desmembrada célula da SS. Aliás durante o ataque já mostramos a verdadeira diferença entre Charles e Magnus, com atraso, Magneto consegue explodir as aeronaves e recebe esse tipo de pergunta do Professor Xavier 



O efetivo do Magneto não é suficiente para impedir a captura de Gabrielle nos tentáculos da Hydra a levando para o Quênia, onde descobrimos que está guardado a riqueza em barras de ouro do Furher, essa grana é planejada pelo Baron Strucker para reerguer um novo reich, o quarto reich! Consolidando os objetivos da Hydra. Frustrados graças a astúcia da dupla protagonista aqui, que se infiltram na caverna utilizando o uniforme da Hydra e derrotam os nazistas sem suar muito, diria até que o Baron é derrotado de forma humilhante. Toda edição tem um desavisado chegando com coisa de metal pra cima do Magneto, e ele faz questão de mostrar que é o mestre do magnetismo

Fez purêzinho da mão

Aliás, toda essa cena é o manifesto de criação do Magneto, numa fala marcante de "tudo é possível, nazista, (o triunfo da Hydra) ódio é mais popular que o amor, medo prevalece mais que a confiança. Se a humanidade deseja seguir você em sua danação, que seja. Eu não me importo com você ou com eles. E quando não existir mais homo sapiens, os homo superior vão clamar seu lugar de direito... Como os donos da terra!"

Tem como odiar o Magneto do Claremont?

Dando cabo não só ao Baron Strucker como a toda fracção daquela Hydra. Podemos deduzir que com a riqueza escondida do Furher, Magneto constrói seu aparato para a consolidação de seus planos futuros, incluindo, eu acho, a compra daquele belo uniforme, que não deve ter sido barato.

Consagrando assim a rivalidade mais famosa dos quadrinhos, que perdura na cultura pop até hoje.

Uma história simples, marcante e importante para compreender as diferenças entre Charles vs Magneto, não pode ficar fora da sua lista! E o melhor, nazista tomando uma coça.


Não esqueça de conferir outras histórias sobre os mutunas aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mais lida: