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OPINIÃO: Shrek 5 e o trauma coletivo de franquias.

 
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Eu quero minha mãe!!!!

 Shrek (2001) é uns dos fenômenos culturais mais interessantes da história contemporânea da arte. Daqueles eventos artísticos que criam novas tendência/movimentos e se solidificam no imaginário do público em geral, até mesmo quem não gosta de desenho animado gosta de Shrek. São eles que inauguram a categoria de melhor animação no Oscar, cabe de curiosidade.

 Comentário rápido, o Oscar de melhor animação parece ter a finalidade exclusiva de mamar as bolas da disney/pixar, com isso existem poucos ganhadores fora desse eixo do Satanás, das 22 premiações, a disney/pixar tem 14 prêmios, e os outros estúdios contam com 8 vencedores, sendo eles o próprio Shrek em 2002, A Viagem de Chihiro em 2003, Wallace e Gromit em 2006, Happy Feet em 2007, Rango em 2012, Homem Aranha no Aranhaverso em 2019, Pinóquio do Del Toro e um filme aí do Miyazaki ganharam nas duas últimas cerimônias. Te falar que pelo menos metade dos ganhadores da Pixar sequer mereciam o prêmio, A maior vítima foi Kubo E As Cordas Mágicas, um FILMAÇO, que perdeu para um desenho furry em 2017, é um dos maiores roubos do Oscar.

Canalhas!
 Fim do comentário rápido.
                   
 Shrek, além de suas notáveis qualidades cinematográficas, também é um sucesso de público, por mais-ou-menos uma boa representação do seu tempo, que apresenta uma versão light (que crianças podem ver) da dita cultura do dedo-do-meio dos anos 2000, que tinha essa atitude "cuzona" de zoar com tudo, bastantes paródias e uma popularização de conteúdos mais adultinhos na grande mídia, só que uma adultice masculina cishet, estou falando de piadas sobre sexo, sexo, sexo com mulheres gostosas, cenas que indicam sexo indiretamente, peitos, palavrões e piadas ofensivas também fuleiragem com figuras publicas/grandes marcas/auto fuleiragem, tem inúmeros filmes de comédia nessa pegada mais esquisita, aqueles que você deveria adorar na adolescência e não deveria ser nostálgico sobre.

 Isso mesmo, estou falando daquela vibe insuportável meio  Limp Bizkit e Eminem, que merece um tópico próprio, vou deixar para outra oportunidade.

 Shrek rendeu mais três adaptações, um bom segundo filme, e dois bastantes esquisitos, para não falarem esquecidos. Indo progressivamente para um derretimento da pegada, aquela coisa ácida, porém em um tom que crianças podem assistir (sem entender). Cara, é uma sensação bizarra assistir Shrek depois de mais velho e entender todas as piadas do filme, é tudo tão bem codificado que realmente tem umas piadas muito adultas, que crianças passam desapercebidas. A mais famosa e viral é um comentário sagaz do Shrek sobre o tamanho do castelo do Lord Faquaard. vocês-sabem-qual.

Pois bem, 15 anos depois de Shrek Para Sempre, um novo filme foi anunciado para 2026, e as reações não poderiam ser piores, o público está passando por alguns dos estágio do luto, é só ler os comentários que repercutem o teaser. Tem a negação de "isso é real?", tem a raiva do "mais um filme merda!!", tem a barganha do "ah, o filme vai demorar a sair, tomara que ajeitem isso ai", pode dar uma depressão que esse novo filme vai existir em um momento da sua vida bem pior de quando você viu Shrek pela primeira vez e talvez a sua saudade não é do filme do ogrinho verde, mas sim dos bons tempos da infância onde você não tinha consciência do sofrimento da vida, ah também a aceitação... Acho que ninguém engoliu esse sapo ainda. 

 Então nessa postagem eu vou dar uma opinião sobre o novo teaser do Shrek 5, e um comentário geral sobre franquias no geral. Por que elas fracassam toda vez?

Destacando que essa postagem não tem nenhum trabalho de pesquisa, é apenas uma OPINIÃO, ou seja, eu posso estar redondamente equivocado em todos os pontos que trabalhei aqui

#1 Porra e esse teaser hein...
 
Shrek 5' tem teaser inédito divulgado com Zendaya no filme; veja
Quem foi o pai dessa ideia?
 
 A questão realmente mais chocante foi o "gráfico" da animação. Primeiramente eu tenho uma teoria sobre isso, me parece que foi claramente um rascunho feito nas coxas com a PROPOSTA, uma lembrança de ideia do que os produtores PENSAM fazer nesse novo filme, várias animações antigas mudaram de estilo de animação, Shrek poderia mudar (não sei se deveria), mas... Não foi aprovado pelo público, e eles tem tempo o suficiente para realizar essa troca. O meu ponto é que foi propositalmente mal-feito visando justamente esse choque do público, apesar que o choque viria da mesma forma por se tratar de Shrek. Shrek iria repercutir de qualquer jeito, isso que não dá pra entender e desmonta a teoria de marketing negativo. Porque o marketing chegaria de todo jeito.

Ainda assim basta olhar, não tem textura, sombras e nada disso, é bem evidente que foi algo feito rápido, pelo menos mais rápido que o habitual.

 Foi a escolha mais inteligente? Eu gosto de acreditar que os produtores da Dreamworks entendem muito mais de marketing e essas paradas do que um blogger como eu. Então não acho que a escolha foi errada ou certa, é só uma possibilidade.

  A parte visual nem me incomodou tanto, EXCETO pelo Burro, que tá muito esquisito. Não dá pra entender o que aconteceu na hora de modelarem essa porra aí. Mas por exemplo, a Fiona tá idêntica, até muito melhor que o modelo original (15 anos atrás), a personagem nova da Zendaya também tá ok, inclusive está parecida com ela. 

Eu não quero sacanear o Regis Tadeu ok kkkk

  O Shrek em si quase cai no Uncanny Valley, ficou com um rosto meio humano, as suas proporções foram reduzidas, e tá meio o novo Hulk civilizado (Dr Banner) dos filme da Marvel e aquele Hulk antigão de 2012 que tinha a cara mais exagerada. Aliás o CGI do Hulk no Vingadores 1 é uma primazia de trabalho, cabe ressaltar. Enfim, o filme vai sair a quase 2 anos, não adianta pegar no pé do visual AGORA porque dificilmente essa é a versão final. O que me incomodou muito foi o espelho ser um tiktok/yt shorts.

 Explico,

 Uma das características mais fundamentais do meme é o anonimato por trás do criador, ou até melhor, a inesperada viralização de uma imagem, vídeo ou bordão, é um humor totalmente espontâneo que vem de qualquer lugar, as vezes um meme russo é mega popular na Nigéria, é a linguagem caótica da internet que ninguém consegue entender. A ausência de contexto por trás daquele factoide apresentado trás consigo uma comicidade irracional, ou pelo menos racional demais para eu conseguir explicar de forma leiga.

Por exemplo, esse vídeo aqui que é de um cara dando piruetas sem calça, em uma qualidade de vídeo analog horror. É um tipo de meme era viral alguns anos a trás (quase 10 anos atrás), o motivo...? Não dá pra saber. Ainda dou boas risadas do bicho piruleta.
 
 Aí que pega a dificuldade de trazer esse elemento meme pra um filme, o meme não funciona como piada, não existe aquela linguagem de piada ou do humor convencional. Se eu narrasse em texto que "um homem tira suas calças e pula" não dá a mesma reação. As piadas podem ser inventadas, os memes não. É por isso que talvez seja tão vergonhoso empresa fazendo meme no xuitter, sim, isso vale pro Duolingo, não dá pra ter uma ação coordenada com linguagem de memes que seja pensada, desenhada e apresentada ao público. Até porque sempre será algo polido agradável e bem menos caótico do que geralmente é, fazer meme de si mesmo é uma das coisas menos engraçadas possíveis, isso é consenso na internet.
 
https://pbs.twimg.com/media/F_KU2x6W4AAQplO.jpg
O teaser me deu a vibe de "eu esperando o uber"


 Isso me deixa preocupado no que o filme vai falar sobre, se fosse uma referência simples a qualquer meme do Shrek seria tranquilo, mas o teaser é só sobre isso... Foi o que a produtora escolheu mostrar ao público e me preocupa. Será que vai ser a porra de um Shrek influencer de internet cara? Porra, eu não gosto nem de cogitar essa possibilidade.

 Esse ponto é pequeno, a maior preocupação é: Tem alguma história pra contar?

 O que pode apaziguar o cenário que o filme está nas mãos de gente certamente qualificada, apesar de nem tanto experiente, os diretores são o Conrad Vernom (o dublador do biscoito no original), que também já dirigiu Shrek 2 (2004), Madagascar 3 (2012), A FESTA DA SALSICHA (2016), Monstros Vs Alienígenas (de 2009, adoro esse filme) e os dois filmes animações da Família Addams. Junto ao Walter Dohrm que só trabalhou nos filmes dos Trolls, um musical infantil.

#2 Por que todo mundo odeia franquias? É justificado?

Mahasin Cia de Dança: Filmes de Dança - Parte 1
A franquia Se Ela Dança, Eu Danço
 
 Uma rápida anetoda real, a minha escola ADORAVA, por algum motivo, o filme Se Ela Dança, Eu Danço (2006), já vi esse filme na escola pelo menos umas 5 vezes, com certeza já devo ter visto algum da franquia ou outros filmes genéricos sobre dança que possui o mesmo subtexto, MARGINAIS aprendem a dançar e viram pessoas DECENTES. De certeza eu já vi O Poder do Ritmo (2007), aquele com o Chris Brown e Honey - No Ritmo dos Sonhos (2003), pode ver que todos saíram nessa época de primeira metade dos anos 2000, eram tempos difíceis. 
 
 A franquia não é um bom exemplo daqueles filmes que viram franquias ruins, eu acho que todos os filmes são ruins, ao menos que queira ser generoso com o primeiro. O ponto é demonstrar um efeito de exaustão de narrativa.  Quando não há mais história pra contar... Como a complicadíssima franquia do Halloween, que eu duvido que alguém tenha assistido muito além do primeiro filme.

Franquia 'Halloween' | Do pior ao Melhor – Listamos todos os Filmes
James Lee Curtis tem mais medo de fazer um novo filme do que do Michael Myers 
 
 Sim, esse é um efeito real, mas acredito que estejam outros fatores em jogo. Fazer continuação de um filme consagrado é um trabalho muito ingrato, porque você nunca vai superar o original, não há mais aquele frescor de novidade, ou nenhuma outra história pode ser novamente extraída dali.

 No pique de Toy Story 4, o filme não dá nem vontade de assistir, tudo se fechou perfeitamente no Toy Story 3. Não tem pra que... O filme até pode ser bom, mas não tenho vontade de ver.

Em outros termos, se um filme sequência fosse analisado sozinho ele pode até ser bom, mas acontece que ele sempre vai estar na sombra do clássico, o que pode atrapalhar e muito a experiência. Basicamente a audiência já vai com a mente fechada quando se trata de continuação, e vou te falar que não estou na posição de condenar as cabeças conservadoras, existem muitas, mas MUITAS sequências ruins. Dificilmente um filme mantém qualidade depois do terceiro filme, tudo tem seu limites.  
 
 Sabe quando Pantera Negra (2018) foi considerado um filmaço só porque a Marvel estava no auge? Eu tenho pra mim que esse filme é pior do que Doutor Estranho 2 (2022), o problema é que o último foi lançado no período do filmes ruins da Marvel, daí ele vira só mais um.

 Existem franquias que conseguiriam reviver, e até melhorar com o passar dos anos, acredito que o melhor exemplo seja Missão Impossível. São sete filmes, para quem olha de um franquia tão longa, já com 25 anos do primeiro ao último, que vai sair esse ano (o oitavo vai sair em maio), pensa que são filmes genéricos de ação, mas muito pelo contrário, os últimos filmes são excelentes, eles sempre conseguem fazer uma maluquice pro Tom Cruise fazer, todo filme tem um ar de fresco, ainda que a história seja qualquer coisa. A cada novo filme a franquia se supera, o segundo talvez o pior, lancei aqui.

Bastidores de "Missão Impossível" mostra Tom Cruise pendurado em avião
Os dois últimos são MUITO melhores que os dois primeiros.
 
 Só que não sejamos inocentes, um filme de ação possui mais espaço de manobra para esquecer totalmente pra história e concentrar trabalhos de fornecer a melhor coreografia possível, enquanto outros tipos de história se embolam em suas próprias justificativas, caindo até na maior porcaria que é o papo de multiverso, universos alternativos ou personagens novos. É nisso que filmes de terror, que dependem da narrativa, se perdem... Sexta Feira 13 (1980) começou com uma mãe matando jovem safado e terminou com o Jason no espaço numa megalomania futurista, estou falando de Jason X (2001), nosso queridão mascarado já esteve no inferno e até lugares piores como Nova York no oitavo filme da franquia, salve engano.

 Mesmo que filmes de terror não se levem a sério, ainda que seja uma bobajada você precisa sentir uma motivação pra assistir aquele filme, um fio condutor mínimo de narrativo pra gerar interesse, boa parte das franquias de terror viram desinteressantes antes de terminarem de lançar as infinitas continuações.

 É uma situação complicada, mas aí eu lanço mais uma provocação, será que o desejo precisa ser sempre de agradar os fãs a todo custo?  Daniel Craig como James Bond já tinha sido apontado como um fracasso antes mesmo do coitado atuar, o resultado todo mundo está vivo para testemunhar, os melhores filmes da saga desde do Sean Connery, já falei sobre isso no blog.

#3 Conclusão

Torcedores, calma! Como aumentar seu patrimônio no Cartola? - UOL Esporte
Resta esperar...

A reação é esperada, justificável e até prevista, eu creio, pelo realizadores. Sim, já tá gerando uma furdúncio na internet, e seria a reação mais comum quando uma franquia tão aclamada é anunciada um novo filme, 15 depois. Não é possível cravar nada, apenas extrair sensações até sair mais informações sobre o longa.

Pessoalmente, estou com o pé atrás, mas espero que deem uma virada de vez, mudem tudo que for possível, sou a favor do frescor, assim como Gato de Botas 2 (2022) teve, mas enquanto tempo um bom exemplo, existem vários outros que são negativos, como Kung Fu Panda 4 (2024)... Ai ai ai, não tem nem o que dizer, olha que o 3 já é muito ruim. 

Acho que ou vai dar muito certo, ou uma obra totalmente esquecível. Apenas uma sensação que não terá uma meio termo entre esses dois polos. Um filme mediano do Shrek seria até menos aceito do que um filme ruim.

Acompanhar os próximos passos.

Shrek is love, Shrek is life.

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