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Por que sagas não funcionam no cinema?


sei não, família...

Caso você tenha a sorte de não estar no mundo nerd, saiu recentemente a grande notícia que chacoalhou os óculos fundo de garrafa. Robert Downey Jr, que foi o rosto do homem de ferro por 10 anos, será o novo Doutor Destino. 

Isso trouxe muitas opiniões conflitantes, já exsitem teorias de pé que na verdade o Tony Stark será de fato o Doutor Destino ou aquele simbolismo do Peter Parker tendo que enfrentar alguém que seria sua figura paterna. Há aqueles que estão apenas p da vida com o MCU/sem acreditar. Eu estou na classe do "O QUE? Ahh puta que pariu...". Muito em causa pela sensação de esgotamento dos filmes da Marvel, ou a sensação geral de "já deu".

Disclaimer: minha opinião não é sobre os filmes da Marvel em si, por dois fatores: não acompanhei o hype de Vingadores por questões economicas e por questão de interesse mesmo. Nunca fui muito com a cara desse jeito marvel de produzir filmes, apesar de ter visto alguns esporadicamente, em outros termos é mais sentimento do que fatos & lógica & análise criteriosa

Disclaimer 2: não é um texto pra dizer  TÁ TUDO ERRADO, ACABOU JÁ ERA.

Pessoalmente, a escolha do ponto de vista do marketing é quase-inteligente, até porque muito provavelmente esse filme passaria batido para o público geral. Aquele pique: Mais um filme, vingadores de novoooo, uma renovação do multi-ultra-premium-verso que não rolou pós Endgame (fases 4 e 5), a observar o fracasso que foi Doutor Estranho 2, aliás todos os filmes depois do grande fim do universo marvel deram errado. Mas caso tenha pensado apenas do ponto de vista do hype é uma péssima notícia para o filme, uma vez que o estúdio parece não se garantir pelo seus próprios meios, necessitando das manchetes da mídia para se sustentar. Ou seja, no lugar de mostrar projeto, demonstra fraqueza, conservadorismo, pouca inovação e outros tópicos que apontam em direção ao MCU.

Enfim, isso é problema para os executivos da empresa. Alô Kevão, leia nosso blog!

Apesar do Robert Downey Jr ser um bom ator tem um problemão relacionado a ele, ele em si. Porque o Robert representa algo muito grande para o Homem de Ferro, muito além do Hugh Jackman para o Wolverine, Tobey Maguire para o Homem Aranha porque esses dois citados já eram personagens populares, sendo eles apenas mais uma boa representação daquele personagem para o cinema. De certa forma, outros atores de filmes de herói "devem ser gratos" pela oportunidade de representar aquele herói nas telonas, mas no caso do Homem de Ferro O PERSONAGEM que deve "essa gratidão" ao Robert Downey Jr e os produtores do primeiro filme da nossa lata de almodega favorita.

O motivo é bem simples, Tony Stark tava muito longe de ser um personagem popular, conhecido ou querido, depois do filme ele foi totalmente reformulado nos quadrinhos e nas animações, essa reformalução tem um rosto: Robert Downey Jr. Atualmente é IMPOSSÍVEL de não ligar o Homem de Ferro a ele, ele é o rosto do personagem. Assim como o Samuel Jackson mudou o rosto do Nick Fury.

Ele é o rosto, voz, corpo, aura do Tony Stark para a nossa geração atual, e é essa geração atual que fez o "debut" para o grande público de um personagem que era totalmente linha B ou C da Marvel. Algo parecido acontece quando progressivamente o Flash deixa de ser o líder da Liga da Justiça para o Superman tomar lugar. Vocês conseguem conceber o Flash liderando a Liga? Não né, mas ele era o grande herói da DC lá na era de prata, o Superman ganhou mais protagonismo posteriomente, acredito que os filmes dos anos 70 tenham ajudado nisso. 

Ah então não pode um ator trabalhar em dois heróis?? Claro que pode!
Como o Chris tava gostoso bem nesse filme

Atores que já fizeram outros heróis podem ser cotados para novos heróis, o próprio Chris Evan já foi o Torcha Humana e o Capitão América, Ryan Renolds foi o Hal Jordan naquele filme TENEBROSO do Lanterna verde e agora é o Deadpool. Nada é proibitivo quando falamos de criação, tudo é permitido, mas nem tudo funciona... Por essa relação de ROSTO DO PERSONAGEM que o Robert tem com o Homem de Ferro vai ficar esse ar de coisa esquisita. E isso é um dos motivos que sagas não funcionam no cinema. 

Em linhas gerais, é um movimento bem conservador retornar a prata da casa, tira a esperança a sensação de renovação de quadros que Endgame trouxe e não tem nenhum prognósticos de boas notícias (especialmente com a volta dos irmãos Russo), PORÉM eu torço para que dê certo. Sempre. Precisamos de renovação se quisermos que nossos homenzinhos de collant continuem sendo relevantes para a mídia. Por mais que haja um esgotamento de heróis, seus fãs ainda existem e são carentes de obras boas. 

Há forte indícios os últimos pregos do caixão.

(Se fosse um ator Romani ou de qualquer país ali da meiuca-européia daria muito mais riqueza ao personagem, não dá pra aceitar um Doutor Destino com sotaque americano.) VEREMOS!

Mas na moral, já deu filme de herói né? Estamos a quase 30 anos nesse batido, são MUITOS FILMES, só da Marvel Studio acredito que esteja na casa do 40, em um nível de roteiro que sempre foi questionável, mas agora estão pagando a conta de oferecer péssimas condições de trabalhos para os envolvidos, ou seja: A produção também está piorando, e isso era o que mantinha a Marvel. Não que os efeitos não melhoraram, eles estão piorando. E não é só a Marvel que se vê em maus lençóis, a Warner-DC nem se fala, no auge era ruim, agora não presta mesmo.

Filmes que herói não tem mais nada a produzir é o fim de todo um gênero, algo que destaca muito isso é quando as obras começam a se autoreferenciar demais (o último filme do Flash, o novo filme do Deadpool), que é indicativo que não estão produzindo coisas novas, então precisa ficar resgatando o que já deu certo no passado, movimentos artísticos se auto-ingerem antes de acabar.
 
Também a acensão de contra-heróis, estou falando da popularidade que The Boys teve desde de seu lançamento, um movimento que já aconteceu nos quadrinhos no começo da invasão britânica lá em 1980s. Esses heróis mais "realistas" ou violento ou abordando de forma clara e cristalina temas políticos sensíveis. Quando surge um novo modo de proudução/reprodução artística é um sinal que o anterior já está nas últimas, tudo que é neoalguma coisa é gerido com crise, neo é sinonimo de crise, novo é sinonimo de crise.

Apesar que pra mim essa onda de herói realista ninguém aguenta mais, é a crise da contracrise também.

Com esse coliseu caindo em nossas frentes, já começam a surgir algumas explicações. Cabendo ressaltar que só teremos a resposta devida quando existir afastamento histórico o suficiente para uma análise mais completa de todo o panorama. Uma delas é: Continuações/Saga e aí eu vou ter que concordar com o senso comum, continuação não funciona no cinema. 

Nos quadrinhos uma saga pode durar anos quase infinitos, é uma forma de produção bem mais barata que filmes, tem menos pessoas envolvidas, são bem mais rápido de serem produzidos e dificilmente vão conseguir passar a sensação envelhecimento, porque traços não envelhecem, enquanto atores ficam velhos, a tecnologia do cinema se atualiza mais rápido e filmes sequenciados com o lapso de 10 e 15 anos sempre irão nos lembrar de quanto envelhecemos. 

Filmes envelhecem muito rápido, é muito díficil de fazer um trabalho continuado. Duro de Matar é um exemplo, são 5 filmes com um lapso temporal de 25 anos. Sagas de ação no geral, os heróis não são tão diferentes.



Não vamos tratar em aspectos místicos apenas né, em questões materiais, são muitos trabalhadores envolvidos, muitas mão por cima quando se envolve uma saga, muitas pessoas batendo cabeça e no caso do MCU os diretores/roteristas estão de mão atadas para desenvolver suas ideias, pela obrigação de interconectar aquele filme em específico em outros 15 e mais duas séries que ninguém assistiu.

Então o mega elogiado planejamento do universo cinematográfico da Marvel no fim apenas minou qualquer trabalho de fato que resultasse em renovação em caso de eventual saturação do gênero, ou seja, cada filmezinho daquela lista que vai até 2030 (rodava muito essa imagem na internet) já está preconcebido, tudo feito naquele filme é meramente protocolar, não há espaço para mudança de rumos ou novos ares. É como tudo foi pensado em 2015 por exemplo, mas não vivemos mais em 2015, o público não é mais o mesmo, ele tá mais velho, ele outras exigências e antes mesmo do filme sair, já tem aquele cheirinho de morfo ou uma rejeição. 

A Marvel é ciente do envelhecimento rápido dos filmes, então aumentou a produtividade lançando mais filmes por ano, o resultado é uma piora descomunal das relações de trabalho. Ou seja, filmes piores e cada mais vez mais esquecíveis. Cada vez com menos personalidade e mais dependentes de multifatores. 

O que é diferente de seguir uma receita de bolo para criar um personagem (como era feito antes), os filmes atuais usam flarelos de bolos prontos, misturando tantas coisas que no final não tem sabor nenhum, algo grave para uma produção pop! Que até pode ser formulaica, mas precisa ser sabor, identidade e reconhecimento fácil.

Já nos quadrinhos você pode lançar 50 hqs no espaço de 2 anos, mantendo sempre 1) a mesma estética 2) continuado no mesmo movimento atual 3) Memória viva de quem são os personagens. É óbvio que nem toda saga de HQ funciona, mas é muito mais fácil de dar certo, quando bem planejadas.

Partindo para os mangás, tem coisa que tá rolando desde dos anos 90.

Essa coisa de vários títulos misturados em uma história só é exclusivo de quadrinhos, saga como a do infinito e Guerra Civil SÓ FUNCIONA em quadrinhos, pela LINGUAGEM dos quadrinhos e seu modo mais rápido de produção e distribuição bancas de jornais a fora. 

Multiverso só funciona em quadrinho, no cinema é quase impossível ter um exito de fato. 

Veja os filmes da fase 4, quais deles sequer são lembrados? A pior coisa para uma obra pop é ser esquecida pelo tempo.


Eu aposto dois jumentos no pix que você sequer lembrava do filme da Viuva Negra

Desmontrado o problema a longo prazo, porque cada vez termos mais filmes e cada vez mais conexões e menos espaço de criação, paulatinamente ficam mais meramente protocolares. Quanto mais mãos no fouet é mais díficil de bater a massa de bolo, não é mesmo?

O MCU atualmente são várias mãos tentando bater uma massa de bolo com o Kevin Feige enfiando o dedo na bunda de todo mundo.

Não podemos ignorar outras questões como uma suposta decadência geral do cinema mainstream, que são questões extra-heróis, que se dão por outras causas, tampouco tenho qualificação para apontar.

No frigir dos ovos...

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A Marvel já sugou até a último teta dos vingadores, e ainda virão mais dois ou três filmes. Com isso tem falhado em garantir aquilo que foi fundamental para o sucesso no passado, um rosto.


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