Pesquisar este blog

Bem-vindes a Marginália 3

Quadrinhos, música brasileira e outras coisas a mais. É somente requentar e usar! Made in Brasil

Já ouviu falar em scat?

Scat é uma prática muito comum no meio jazzístico, a emitologia da palavra é meio turva, provavelmente uma palavra usada para espantar bichos como gato, famoso xispa, ou szzz GATO! Naquele tom de bronca.

Scat ou scatting consiste em utilizar sílabas aleatórias em uma improvisação ou em melodias 'prontas', essa técnica foi inventada, ou pelo menos popularizada na música pelo Louis Armstrong, famoso satchamo, lá por volta dos anos 20. Não tenho certeza se Hot Than That foi o primeiro registro de um scat, mas é uma gravação bem antiga (1927), confira:



Se falamos de Louis Armstrong, falamos dela, Ella Fitzgerald que também tem gravações impressionantes, algo surreais no scat, a mais conhecida é a sua interpretação de Samba de Uma Nota Só, jazz é coisa pra poucos. Toda vez que te perguntarem, "o que é jazz?" mostre esse vídeo


Então você está me dizendo que só falar "skapbilublutap PEI PEI" é uma técnica de canto? Sim, é simples, música não precisa ser difícil para ser excelente, scat pega bem o sentimento e a sensação do jazz.

Para as gerações mais novas o scat ficou popularizado pelo cantor mais fofo da história da música, o homem sem haters, Scatman John, percursor do eurobeat, teve uma gagueira severa a vida inteira e transformou o seu "defeito" (com bastante aspas) na sua maior qualidade, nas palavras dele "Scat foi a minha primeira forma de linguagem". Começou a sua carreira na faixa dos 50 anos, já em 95, infelizmente veio a falecer em decorrência de um câncer de pulmão apenas 4 anos depois, deixando o mundo com três álbuns lançados, dois hits e absolutamente zero haters. Todo mundo ama o Scatman



OBS: Não confundam com outra técnica chamada vocalese que também é comum no jazz, mas é um rolê totalmente diferente.

E aí, já praticou scat?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mais lida: