Pesquisar este blog

Bem-vindes a Marginália 3

Quadrinhos, música brasileira e outras coisas a mais. É somente requentar e usar! Made in Brasil

A maior rapper branca da história? Debbie Harry e o nascimento do rap

Debbie Harry, lenda do rap.

Saindo um pouco da pegada desse blog iremos hoje falar de RAP, isso mesmo criançada, pega seu boné de aba reta, aquela corrente grossa e calças baixas com a cueca (por favor), simbora.

O hiphop é todo um movimento cultural que leva vários elementos, vai do DJ e MC na música, graffiti, breaking dancing e outros rolês, oriundo do subúrbio nova iorquino tendo como seus fundadores figuras gigantescas da música como Grandmaster Flash and The Furious Five, Feb 5 Freddy e Afrika Bambaataa, lá no finalzinho dos anos 70. Quase nos anos 80 mesmo, você já deve ter ouvido falar de Rapper's Delight do The Sugarhill Gang, considerado o "primeiro rap da história", mas não foi o mais importante. 


Entre 'os pais fundadores' (fazendo referência a história ianque) podemos citar Debbie Harry, vocalista da banda Blondie, aquela mesmo de Heart of Glass e de Call Me do filme Gigolô Americano, baita filme aliás. Antes da vida mainstream, Blondie estava associada a outro movimento nova iorquino urbano, o punk estadunidense, assim como outras bandas de new wave que também começaram no punk.

(Eu vou poderia faer uma postagem mostrando o quão próximo essas bandas dos anos 80 é do punk.) 

Motivo? A música Rapture (1981) com um clipe divertidíssimo que conta com o Feb 5 Freddy e ícones da arte de rua como Lee Quiñones and Jean-Michel Basquiat fazendo aparições cameo, esse hit bateu o número 1 da hot 100 da billboard, sendo a primeiro rap escutado de lendas dos anos 90 como a tropa do Wu Tang-Clan e Mobb Depp e não só isso, como rompeu a barreira do underground, debutando o rap para a história da música, sendo o contato de várias pessoas brancas também, para aquele simples movimento gerado no subúrbio nova iorquino, nas palavras do Feb 5 Freddy

"Para a maioria dos brancos, público mainstream, foi a primeira vez que ouviram alguma coisa sobre rap, e meio que pavimentou o caminho, pode-se dizer, para aquilo que estava por vir."

A música parece um som new wave normal, mas depois do terceiro verso vem um bom rap da própria Debbie Harry, claro que é um flow mais old school, se aproximando do que o Slick Rick fazia em suas gravações, nada muito articulado, mas um flow bem decente para os padrões da época. Bons mesmo, sendo sincero. Rapture do inglês vem de encanto, extâse, uma emoção muito forte que bate na gente. Além de ser um jogo de palavras com RAP.

Apesar do sucesso, Blondie continou na sua trajetória normal, a música foi uma homenagem a essa galera nova que estava surgindo por aí, uma homenagem que acabou virando cartão postal na história do hiphop, apesar de não ter sido o primeiro, é com certeza o som que abriu alas de uma vez por todas, e nem sempre é lembrado nos meios relacionados a rap, a história é a história e ninguém apaga. 
Nas palavras da própria Debbie, ela diz um seguinte: 
"Foi a primeira peça de música com um rap que chegou no número um. Eu não quero ser uma rapper (tem talento deveria ter tentado). Foi uma homeangem a forma e ideia de disso. Mas vários rappers me falaram ao longo dos anos que foi o primeiro rapo que eles ouviram, porque no começo do rap ele não estavam nas rádios. Não era apreciado pela indústria. Ter 'Rapture" no número um de certeza legitimizou, da sua maneira. A galera do hiphop e a galera do punk sempre se sentiram próximas, por todos nós estamos desconstruindo a cultura de uma forma"

Então se tinha um movimento fervoso correndo nos bailes nova iorquinos que entrou em ebulição após Debbie Harry lançar a letra, colocando o rap nas rádios, e o resto... É história... 

Saindo um pouco da toada do tópico, a maioria dos fundadores do rap não sou lembrados nas listas de melhores da história, isso porque a maioria do público tem uma memória afetiva com todo aquele rap comercial dos anos 90, puro sucesso de marketing mesmo. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mais lida: