Pesquisar este blog

Bem-vindes a Marginália 3

Quadrinhos, música brasileira e outras coisas a mais. É somente requentar e usar! Made in Brasil

Lista: Músicas sobre gatos! :33

 

tuts tuts tuts
A internet foi feita para gatos, todo mundo na internet ama gatinhos, até quem se diz "não gostar" se diverte horrores com essas criaturas peludinhas fazendo alguma estupidez pela casa, como cair, dobrar no meio e outras coisas que atentam as leis físicas.

Sejam em fotos fofas, nas esquisitas também em todo lugar está povoado de gatos, nesse blog não vai ser diferente.

Antes de mais nada, a primeira música que veio a sua mente é Atirei o Pau no Gato que é curiosamente creditada a Robert Cat Miau, que é pura piada (ou miada), ninguém teria um nome LEGAL DESSES, a música é uma cantiga popular, com muita possibilidade de ter origem portuguesa, assim como as demais. O Brasil demorou um tempinho pra perceber que essa música não tem nada de infantil, porque a música dá pra entender que o pobre do gatinho QUASE MORREU, com toda certeza deve ter perdido umas 4 vidas nessa brincadeira, a Dona Chica se impressionou com razão.

Portugal é tão cruel assim? Não, a cultura 'infantil' do século 18 era assim mesmo porque nem se existia uma noção de infância ainda.
A infância é um conceito muito recente na civilização ocidental, não vou me alongar no assunto, mas vocês podem dar uma lida sobre nesse artigo.

Vai tacar pau na PQP meu amigo

Mencionado o inominável, vamos para a lista verdadeira agora 

Diferente de outras listas, nessa vou colocar fotinhas de gatos e o link embaixo delas

#1 Fora da lei - Ed Motta 
"Cidade nua/Noite neon/Gata de rua faz ronron ao luar"
Na minha humilde opinião, a melhor música do Ed Motta, a letra, o swing, a vibe

Fora da Lei

#2 Dono do Pedaço - Gilberto Gil 
"Sou um gato esperto/Não sou tatu, não/Não sou nem do mato, iê, iê"
De um álbum que estou devendo uma resenha nesse blog, excelente álbum.

Dono do Pedaço

#3 Negro Gato - Luiz Melodia (versão Zé da Onça)
"Eu sou um negro gato/Sete vidas tenho, para viver/Sete chances tenho, para vencer/Mas se não comer, acabo num buraco"
Um clássico da MPB, na voz do Roberto Carlos, de que negro não tem nada (gato já teve seu tempo também...) que assim como na pegada de Dono do Pedaço, exalta essa malandragem gatuníssima, existe várias gravações, escolhi Zé da Onça por pura conveniência ao tema, ora

Negro Gato


#4 História de um gata - Nara Leão no musical Saltimbancos
"Nós, gatos, já nascemos pobres/Porém, já nascemos livres/Senhor, senhora ou senhorio/Felino, não reconhecerás"
Saltimbancos é aquele famoso musical dos bichinhos, precisamente um galo, um burro, um cachorro e uma gata, a depender da versão (e existem infinitas versões) o gênero das personagens varia. A peça musical é originalmente italiana, e foi trazido pelo Brasil nas mãos do Chico Buarque. Ambas são baseadas no livro Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, tenho medo de qual obscura deve ser a história original...

História de uma Gata


#5 Gata todo dia - Marina Lima 
"Pega logo no meu pêlo/Seu carinho me arrepia/Não quero água/Tomo banho é de lambida/Tiro o gosto desse corpo"
Essa é a mais furry community da lista um pouco mais literal em se parecer uma gata. Essa música tem uma vibe de sapatão, não por acaso é de composição da própria Marina, então... Minha intuição acertou em cheio. Aliás a quantidade e cantoras lésbicas da MPB é algo que merece uma postagem.
 Outro banger, me fez sentir gostosa também

Gata Todo Dia


Menções honrosas
Eu coloco Jackson do Pandeira em toda lista, então O Gato e Gato do Romeu
E as que fogem ao tema: 
Tigresa do Caetano Veloso e Gatas Extraórdinárias da Cássia Eller, só porque estou numa fase bem Cássia ultimamente

Até a próxima lista! :3




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mais lida: