Não sei se é um consenso no mundo de apreciadores da fauna, mas eu, particulante, gosto bastante de pássaros, por motivos de design e funcionalidades. São uns bichinhos da hora, por isso, fiz uma lista de alguns pássaros citados na nossa música nacional!
#1 Tico Tico no Fubá - Zequinha de Abreu
um clássico absoluto da música popular, uma das melodias mais conhecidas que existem e bastante interpretada por diversos músicos mundo a fora. Tico Tico no Fubá é uma música obrigatória em qualquer meio de música "erudita" (a galera mais pomposa) e estou linkando a versão da Duo Siqueira, a melhor já feita. Tico Tico (Zonotrichia capensis) é um humilde passarinho que tem em média 15 cm, bastantes comuns nas areas urbanas do Brasil
olha o topetinho dele, que fofo |
#2 Lá Vem O Bicho - Sá e Guarabyra
Um épico conto (na pegada) sobre o espanta boiada, também conhecido como quero-quero (Vanellus chilensis) que é mais comuns na areas gaúchas do país, porém tem presença em todo território nacional.
eu não sabia que o quero-quero tinha esse nome |
#3 Carcará - João do Vale
Já que é pra falar de conto épico, termos a música mais foda já feita, Carcará! (pega, mata e come!) é uma das minhas músicas favoritas, especialmente na versão do Zé Ramalho, a que linkei. Composta pelo maranhense João do Vale contando da pespectiva quase de uma criança maravilhada com o mundo sobre o carcará (Caracara plancus) um feroz falconiforme que vive nas áreas mais quente do país, próximo ao litoral também. Bastante comum no nordeste, todo nordestino já viu esta besta voando por aí ou rodeando por próximo, símbolo da região e uma ave da mulesta.
Para fins de arquivo cito também a versão da Nara Leão, mais soft, mas muito gostosinha de ouvir. Registro a música pipira do João do Vale cantada por Nara também
Ele é malvado é valentão/É a águia de lá do meu sertão |
#4 Assum Preto - Luiz Gonzaga e Herbet Texeira
Herbet Texeira e Luiz Gonzaga renderam vários, inúmeros clássicos da música nacional que dupla, dentre elas termos uma música que narra uma tragédia, quando furavam os olhos do assum preto na supertição dele cantar mais bonito, uma tristeza. Que música triste, mas bonita, também uma das minhas favoritas. Assum preto (Gnorimopsar chopi) também é conhecida como graúna em outras bandas, um belíssimo bicho negro que costuma viver mais em zonas rurais.
Falando no Gonzagão também registro Pássaro Carão e Sabia.
#5 Acauã - Zé Dantas
Essa música também ficou famosa na voz do Luiz Gonzaga, contudo trago a melhor versão registrada que é do Quarteto Violado em 1972, valendo de menção a versão da Gal Costa também. Acauã (Herpetotheres cachinnans) conhecido como Laughing Falcon em inglês é mais um falconiforme da lista, apesar de ser conhecido como passáro risonho em inglês devido ao seu canto em alguns lugares do país é visto como um mau-agoro (presságio) da sua morte ou de um conhecido, sendo chamado de deus-quer-um e até gavião-coveiro o que é uma sacanagem, ele é tão fofinho (se alimenta de cobras)
Majestoso, fofo, esbelto. |
#6 Canto da Ema - João do Vale
Mais uma do João do Vale, essa vez famosa na voz do Jackson do Pandeiro, aliás tem um registro INCRÍVEL dele cantando ao vivo, o rei do ritmo mostra suas habilidades nessa música de uma forma espectacular, ninguém cantava como Jackson do Pandeiro e ninguém chegará perto até hoje. A música fala do mau-presságio que é ouvir a ema cantar, o que é justificável já que se trata da maior ave da américa do sul. A ema (Rhea americana) é típica do cerrado brasileiro, não atoa termos as famosas emas da alvorada que viralizaram na internet após rejeitar cloroquina do então presidente Bolsonaro.
olha as eminhas aaaaaaaaaa |
Skylab acabou virando meme (não acredito que tenha sido contra a sua vontade) e alguns acabaram esquecendo que ele realmente é músico, entre os trabalhos mais decentes tem esse primeiro álbum. Um fato curioso é que Skylab abriu um show do Paralamas do Sucesso cantando essa música no violão, só que com o pênis pra fora da calça, uau. Os urubus dispensa apresentações, é uma ave conhecida do público geral e até popular por ser símbolo da torcida do Flamengo. A música não especifica qual urubu é, dentro de vários da família catharidae, mas a imagem mental que tenho é o urubu-preto (Coragyps atratus), aquele mesmo que agardece antes de comer sua refeição.
Flamengoo-go-go |
Apesar de não falar de um passáro precisamente eu queria terminar a lista com um número par, então aqui estamos. Na versão do grande encontro 2, aquela boa trupe que é símbolo da música nordestina até hoje. A música cita a "encomenda" de um beijo de saudades dum beija-flor, passarinho bem citado na música nacional. Este pequeno indíviduo de milhares de batidas de asa por segundo vive cheirando flores alheias pela flora, o específico da foto é o beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis) um nome bastante pouco criativo para um bichinho tão belo.
Menções honrosas, apesar de Beija-Flor do timbalada ter esse nome, a música claramente não fala sobre o pássaro, apesar de ser um absoluto banger! (yo quiero te enamoraaaaaaar amooooor), o mesmo vale para Pássaro de Fogo e a banda de arrocha Asas Livres, que pouco fala sobre pássaros também. Aqui termos rigor! (Na maioria dos casos)
No mais, todas as informações foram retiradas do site www.wikiaves.com.br tendo a eles todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário